Curitiba, 13 de novembro de 2018

DWEB – Webdesign – Serviços

Primeiramente, é importante salientar que o Governo Federal recomenda aos profissionais de desenvolvimento Web que as páginas, sítios e portais da Internet sejam padronizados e acessíveis, a fim de permitir o acesso a qualquer cidadão, inclusive aqueles com necessidades especiais.

As recomendações indicadas pelo Governo Eletrônico servem para auxiliar e orientar os desenvolvedores na construção dos sítios institucionais, a fim de seguir os padrões Web que indicam boas práticas de desenvolvimento Web, através de códigos e comandos a serem utilizados no desenvolvimento dos sítios. Desta forma é possível garantir a usabilidade e acessibilidade dos websites.

– Usabilidade: simplicidade e facilidade com que um website pode ser utilizado.

– Acessibilidade: ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de necessidades especiais se utilizem dos recursos que o computador oferece.

As recomendações estão disponíveis no Portal de Governo Eletrônico do Brasil.

Com o intuito de respeitar e seguir as normas do Governo Eletrônico do Brasil, é utilizada uma plataforma/ferramenta denominada WordPress para desenvolver os sítios institucionais da UFPR. Esta ferramenta permite o desenvolvimento de websites dinâmicos, a fim de proporcionar ao usuário o Gerenciamento de Conteúdo do website. A ferramenta é simples, intuitiva e facilita o trabalho de atualização por parte do usuário.

Etapas de Desenvolvimento Web

©2018 - Centro de Computação Eletrônica – UFPR