Curitiba, 13 de novembro de 2018

DMEI – Manutenção de Equipamentos de Informática

A DMEI – Divisão de Manutenção de Equipamentos de Informática é a unidade do CCE responsável pela manutenção, tratamento e adequação de equipamentos de informática, como micro computadores, impressoras, monitores e demais componentes de informática, bem como é responsável em prestar auxílio no uso destes. Além de fazer toda a gestão da manutenção dos referidos equipamentos a divisão tem como objetivo pesquisar, orientar e definir políticas em relação a tendências e especificações técnicas de informática, que melhor se apropriem a instituição.

Sidney José da Luz – Técnico de TI
Gladston Luiz Hiroshi – Técnico de TI
Paulo César Ribeiro dos Santos – Técnico de TI
Vitor Alexandre de Almeida – Técnico de TI

Equipamentos de Informática

– Aquisição de Equipamentos  de Informática
Anualmente o CCE elabora edital de licitação na modalidade de Registro de Preços com o intuito  de atender toda a demanda da UFPR.
A demanda para aquisição de computadores deve ser apresentada anualmente por documento oficial destinado a Direção do CCE apresentando a justificativa para aquisição e  também o indicativo de quantidade e configuração mínima adequada.

O CCE fará uma análise de todas as demandas para unificar em modelos mais adequados para todas as situações.

A Divisão quando requisitada atua tecnicamente orientando necessidades e coordenando informações  técnicas às estas especificações.

– Instalação e Configuração de Equipamentos de Informática
A Divisão desenvolve a tarefa de instalação e configuração de equipamentos de informática. Para o atendimento, o solicitante deverá entrar em contato com a Divisão de Apoio ao Usuário (DAU) pelo ramal 3333 ou através do formulário de contato na página do CCE e realizar seu pedido.

– Solicitação de Materiais de Consumo para Equipamentos de Informática
Anualmente o CCE irá elaborar um edital de licitação na modalidade de Registro de Preços com o intuito de atender toda a necessidade de suprimentos de informática da UFPR. A demanda para aquisição de suprimentos, conforme a lista, deve ser apresentada por documento oficial destinado a Direção do CCE apresentando a justificativa para aquisição e também o indicativo de quantidade, configuração mínima adequada. O CCE fará uma análise de todas as demandas para unificar em modelos mais adequados para todas as situações.

A Divisão não possui um almoxarifado de materiais de informática, assim a reserva adquirida tem o caráter de manutenção, não havendo possibilidade e fornecimento de materiais para estocagem. Desta forma, a solicitação de suprimentos deve ser encaminhada à Divisão de Apoio ao Usuário, pelo Ramal 3333 ou ainda pelo formulário de contato, indicando o número de patrimônio do equipamento que será feito a substituição. Logo após o mesmo deverá ser encaminhado para a Divisão para a realização do serviço.

– Manutenção de Equipamentos de Informática
A Divisão desenvolve a tarefa de correções técnicas na parte de hardware e software dos equipamentos de informática. A manutenção poderá ser preventiva ou corretiva. Para o atendimento, o solicitante deverá entrar em contato com a Divisão de Apoio ao Usuário (DAU) pelo ramal 3333 ou através do formulário de contato na página do CCE e realizar seu pedido.

Importante: A partir das novas normas de aquisição de equipamentos e suprimentos de informática, obedecendo a padronizações e uniformidades, onde foram inclusive adotados critérios de garantias mais adequadas e especificações técnicas mais eficientes, minimizou-se vários problemas de hardwares. Desta maneira, caso o equipamento apresente algum problema de hardware estando em período de garantia, a manutenção deverá ser realizada exclusivamente por pessoal autorizado do fabricante.

– Nenhum equipamento deverá ser aberto por pessoal não autorizado dentro do período de garantia sem a prévia autorização do fabricante.
– Somente o pessoal técnico autorizado e supervisionado pelo CCE possui autorização de realizar intervenções de hardware.

Para saber se o equipamento está em garantia
Poderá ser checado de duas formas:

 Através da cópia da Nota Fiscal (que deverá ser solicitada no momento do recebimento do equipamento pelo servidor responsável)
– ou Através de consulta ao site do fabricante, informando o solicitado. Consultem no site do fabricante as instruções e procedimentos.

 

 

 

 

 

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