Curitiba, 13 de novembro de 2018

Perguntas Frequentes

1. E-mail

1.1 – Como posso solicitar um e-mail UFPR?
1.2 – Como posso recuperar minha senha de e-mail?
1.3 – Recebi uma mensagem do “administrador do sistema” solicitando meu login e senha, o que devo fazer?
1.4 – Quais portas eu utilizo para configurar o Outlook ou o Thunderbird?
1.5 – Qual a diferença entre SMTP, POP3 e IMAP?

2. Intranet

2.1 – Não consigo entrar na Intranet, o que devo fazer?
2.2 – Como faço para abrir um chamado no Oráculo?
2.3 – Estou com problemas em algum serviço disponibilizado pelo CCE, o que devo fazer?

3. Acesso ao SIE

3.1 – O acesso remoto ao SIE é a mesma coisa que acessar o SIE login CPF?
3.2 – Como faço para solicitar a senha do SIE remoto?
3.3 – Como faço para solicitar a senha do SIE login CPF?
3.4 – Como faço para recuperar minha senha do SIE login CPF?
3.5 – Como faço para lançar minhas notas no sistema SIE?
3.6 – Como faço para tramitar um processo no SIE?

4. Domínio

4.1 – Posso hospedar um site?
4.2 – Como faço para solicitar um subdomínio?
4.3 – Como solicitar uma nova senha para um subdomínio?
4.4 – Como solicitar a transferência da responsabilidade de um subdomínio?

5. Manutenção de equipamentos

5.1 – Como saber se o equipamento está em garantia?
5.2 – Quais equipamentos de informática que estão em garantia na UFPR?
5.3 – Qual o período de garantia para equipamentos de informática?
5.4 – Como procedo para abertura de chamado dos equipamentos LENOVO?
5.5- Qual o procedimento para os equipamentos LENOVO da linha EDGE?
5.6 – Que tipo de problema está coberto em garantias?
5.7 – Posso instalar SOFTWARES adcionais nos computadores?
5.8 – Não consigo utilizar o LIBRE/OFFICE, posso instalar o MS-Office?
5.9 – Posso alterar a configuração do hardware adicionando e/ou substituindo componentes?
5.10 – Posso alterar a configuração de softwares do equipamento?
5.11 – Meu equipamento deu problema. Vou perder meus dados em caso de reconfiguração?
5.12 – Posso intervir tecnicamente no equipamento?

1. E-mail

1.1 – Como posso solicitar um e-mail UFPR?
Pela Intranet no site www.intranet.ufpr.br ou click aqui.

1.2 – Como posso recuperar minha senha de e-mail?
Pela Intranet no site www.intranet.ufpr.br ou click aqui.

1.3 – Recebi uma mensagem do “administrador do sistema” solicitando meu login e senha, o que devo fazer?
Apague imediatamente, não enviamos solicitações de login e senha para os nossos usuários.

1.4 – Quais portas eu utilizo para configurar o Outlook ou o Thunderbird
Para configurar as portas de saída do Outlook ou Thunderbird utilize a porta 587 – startls/tls ou a porta 465 ssl. As portas de entrada são: pop3 995 ssl e imap 994 ssl. Mais informações click aqui.

1.5 – Qual a diferença entre SMTP, POP3 e IMAP?
O SMTP é o protocolo de envio de e-mails, ou seja do seu micro para o servidor de e-mails. O IMAP é um protocolo para recebimento de e-mails, assim como o POP3. A diferença entre os dois é que, ao receber os e-mails via POP3, eles são apagados do servidor assim que baixados, liberando o espaço usado na caixa postal. No IMAP, os e-mails continuam no servidor até serem apagados manualmente.

Fonte: Morimoto, Carlos E. Redes – Guia Prático, Sul editores, 2008.

2. Intranet

2.1 – Não consigo entrar na Intranet, o que devo fazer?
Verifique se a sua senha de e-mail está correta, caso contrário solicite a recuperação de senha na Intranet (www.intranet.ufpr.br). Caso mesmo assim você não consiga entrar, faça o seu recadastramento no site da Intranet ou click aqui.

2.2 – Como faço para abrir um chamado no Oráculo?
Para abrir um chamado no Oráculo, você deve ter um vínculo como a UFPR (professor, técnico, aluno ou terceirizado), e deve também possuir um e-mail da Universidade. Acesse a intranet através do endereço: www.intranet.ufpr.br, click em entrar, digite o seu login e senha de e-mail, no lado esquerdo procure por sistemas, click em Oráculo e abra o seu chamado.

2.3 – Estou com problemas em algum serviço disponibilizado pelo CCE, o que devo fazer?
Você deve abrir um chamado no Oráculo e aguardar o seu atendimento, caso ocorra alguma demora no seu atendimento, ligue no ramal: 3333 ou telefone: 3361-3333.

3. Acesso remoto ao SIE

3.1 – O acesso remoto ao SIE é a mesma coisa que acessar o SIE login CPF?
Não, o acesso remoto ao SIE, é um acesso disponibilizado a comunidade (professores e técnicos) que estão fora da Universidade ou em lugares que o acesso ao SIE instalado não é possível. O acesso remoto é uma conexão ao servidor do CCE que possibilita o acesso a tela de login do SIE.

3.2 – Como faço para solicitar a senha do SIE remoto?
Você deve abrir um chamado no sistema Oráculo através da intranet.

3.3 – Como faço para solicitar a senha do SIE login CPF?
Para solicitar a senha do SIE login CPF, você deve abrir um chamado no sistema Oráculo através da intranet.

3.4 – Como faço para recuperar minha senha do SIE login CPF?
Você poderá recuperar sua senha através da Intranet.

3.5 – Como faço para lançar minhas notas no sistema SIE?
As notas não devem mais serem lançadas através do SIE, mas sim através do portal do professor.

3.6 – Como faço para tramitar um processo no SIE?
Para saber como tramitar um processo no SIE, clique aqui.

4. Domínio

4.1 – Posso hospedar um site?
Oferecemos diversos serviços de hospedagem, para mais informações click aqui.

4.2 – Como faço para solicitar um subdomínio?
Click aqui para visualizar os passos.

4.3 – Como solicitar uma nova senha para um subdomínio?
O responsável pelo subdomínio pode solicitá-la por e-mail para dss@ufpr.br Por segurança, é obrigatório fazê-lo à partir de sua conta @ufpr.br conosco cadastrada. Não enviamos senhas para terceiros, ou contas de e-mail externas ao nosso domínio.

4.4 – Como solicitar a transferência da responsabilidade de um subdomínio?
Semelhante ao processo para criar um subdomínio, click aqui para visualizar os passos.

5. Manutenção de equipamentos

5.1 – Como saber se o equipamento está em garantia?
Voce deve acessar o site do fabricante e no link (consulta de garantias) voce deve fornecer o modelo e/ou o numero de série do equipamento.

5.2 – Quais equipamentos de informática que estão em garantia na UFPR?
A partir de 2010 todos os equipamentos LENOVO possuem garantia totais. Equipamentos DELL também possuem contratos de garantias. Favor consultar o DSG sobre o contrato de garantias destes equipamentos.

5.3 – Qual o período de garantia para equipamentos de informática?
Os contratos estão sendo realizados para garantias de 36 meses, a contar da data da emissão da nota.

5.4 – Como procedo para abertura de chamado dos equipamentos LENOVO?
Acesse e confira os procedimentos descritos aqui, para todos os equipamentos desta marca, com exceção os modelos EDGE adquiridos pelo pregão.

5.5- Qual o procedimento para os equipamentos LENOVO da linha EDGE?
É necessário o contato telefônico via 0800 com a marca solicitando atendimento técnico. Procedimento SOMENTE para esta linha.

5.6 – Que tipo de problema está coberto em garantias?
Todos os defeito em HARDWARES relacionados com memórias, disco, monitor, processador, placa mãe e fonte de alimentação, desde que seja detectado defeito de funcionamento. Qualquer problema de SOFTWARE, como sistema operacional deverá ser procedido abertura de chamado no ORACULO ou relatado a DAU/CCE pelo ramal 3333.

5.7 – Posso instalar SOFTWARES adcionais nos computadores?
Os equipamentos estão sendo adquiridos com sistemas operacionais LEGALIZADOS. Além disso, o CCE elaborou uma configuração com alguns SOFTWARES adcionais de livre domínio ou GRATUITOS pelo autor/fabricante, afim se complementar as necessidades básicas de uso para a INSTITUIÇÃO. Assim, qualquer software que venha ser instalado pelo usuário do computador é de responsabilidade do mesmo.

5.8 – Não consigo utilizar o LIBRE/OFFICE, posso instalar o MS-Office?
Desde que o interessado (Usuário/Local/Departamento/Setor) possua licenças para instalação suficiente em todos os equipamentos que houver necessidade, não há problemas. Outra forma a ação incorre em ILEGALIDADE e responsabilidades.

5.9 – Posso alterar a configuração do hardware adicionando e/ou substituindo componentes?
Não. Estando o equipamento em garantia, este deverá ser encaminhado a prestadora de serviço de garantia para as devidas correções.

5.10 – Posso alterar a configuração de softwares do equipamento?
Os equipamentos configurados pelo CCE foram preparados para uso comum e administrativo. Qualquer adição de software ou substituição é de inteira responsabilidade do usuário do computador.

5.11 – Meu equipamento deu problema. Vou perder meus dados em caso de reconfiguração?
Sim. O equipamento dispôe de recursos de recuperação em caso de falhas. Em ultima instância, o equipamento é reconfigurado com as especificações do padrão UFPR (primeiro uso). É DE RESPONSABILIDADE do usuário do equipamento a SALVA de seus dados e arquivos mais importantes, afim de evitar problemas em caso de recuperação do sistema.

5.12 – Posso intervir tecnicamente no equipamento?
Não. Exclusivamente o pessoal credenciados esta autorizado a executar procedimentos técnicos nos equipamentos. Os técnicos de área da UFPR estão autorizados simplesmente a realizar reparos em sistemas operacionais e/ou reconfiguração do padrão UFPR, avaliação e relatar tecnicamente os problemas com os equipamentos em caso da necessidade de solicitar atendimento a prestadora de serviço de garantia.

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