Curitiba, 13 de novembro de 2018

Sistemas Desenvolvidos

Principais sistemas desenvolvidos no CCE/DSI e disponibilizados à comunidade universitária:

Intranet UFPR – Portal que integra os diversos sistemas desenvolvidos pelo CCE/DSI, além de fornecer relatórios, gerenciamento de contas de correio eletrônico, domínios, controle de autenticação centralizado entre outras funcionalidades;

Oráculo (Atendimentos de Chamados e Serviços) – Ferramenta para a abertura, acompanhamento e atendimento das solicitações de serviços direcionadas às divisões do CCE, permitindo maior controle, gerenciamento e transparência das atividades executadas por essas unidades;

Cartão (Gerenciamento de Cartões UFPR) – Sistema para o gerenciamento de cartões institucionais e geração de remessas para impressão;

Concursos Arquitetura (Sistema de Gestão de Concursos de Arquitetura) – Sistema de gerenciamento de concursos, concorrentes e submissão de projetos para concursos públicos de projetos arquitetônicos;

SCA (Sistema de Controle de Autorização) – Gerencia e garante o acesso das pessoas autorizadas às funcionalidades dos sistemas desenvolvidos pelo CCE/DSI;

SICONF (Sistema Integrado de Controle de Frota) – Permite o controle das solicitações e agendamentos dos veículos da UFPR;

SIGeA (Sistema Integrado de Gestão de Acordos) – Permite o controle, gerenciamento e transparência dos convênios, contratos e descentralizações de recursos da UFPR;

SIGECOF (Sistema Integrado de Gestão de Compras e Controle Financeiro) – Possibilita a execução orçamentária de todas as unidades da UFPR, de integrada, centralizada e adaptada à realidade institucional;

SIGECON (Sistema Integrado de Gestão de Contratos) – Informatiza a gestão, o registro e manutenção de contratos e de pessoal terceirizado;

SIGEOS (Sistema Integrado de Gestão de Estoque e Ordens de Serviço) – Oferece controle de almoxarifado e ordens de serviço;

SIGEPE (Sistema Integrado de Gestão de Pessoas) – Constitui o ambiente de gestão de pessoas da UFPR;

SIGEU (Sistema Integrado de Gestão de Extensão Universitária) – Aplicação que permite o registro consistente das propostas e relatórios de extensão, obedecendo o fluxo de trabalho da UFPR;

SIGO (Sistema Integrado de Gestão Odontológica) – Solução para o gerenciamento do atendimento à comunidade efetuado pelo curso de Odontologia.

 

Mais alguns projetos de sistemas de informação desenvolvidos:

CargaAlunosVestibular – Ferramenta facilitadora da carga de dados de alunos de graduação ingressantes no sistema de controle acadêmico da UFPR;

Chronos – Agendador de replicação de banco de dados e gerenciador de auditoria de aplicações;

Doodle – serviço de mensagens de e-mail e SMS, enviadas por meio de estruturas de filas, utilizado como parte da infraestrutura de interação/comunicação entre os sistemas de informação da UFPR e a comunidade de usuários;

Federação CAFe (e-AA) e Single Sign-On – Implantação do piloto de uma federação de instituições de ensino e pesquisa brasileiras;

Migração DBUFPR para Oracle 11g – Migração dos bancos de dados dos diversos sistemas de informação da UFPR a partir da plataforma de gerenciamento de bancos de dados PostgreSQL para o sistema gerenciador de bancos de dados objeto-relacional Oracle, permitindo a integração em nível de banco de dados ao sistema acadêmico SIE, que também foi migrado da plataforma DB2 para Oracle, o que otimizou o intercâmbio de dados acadêmicos (setores, cursos, docentes, disciplinas, turmas, discentes, etc.) do SIE com os demais sistemas de informação da universidade (agendamento de veículos, extensão, atendimento odontológico, controle financeiro, cartões institucionais, gestão de pessoas, etc.). Além disso, a migração favoreceu o desempenho dos sistemas.

MigracaoUtil (Integração de banco de dados) – Replicação do banco de dados do sistema acadêmico (SIE) e do banco de dados de pessoal da FUNPAR, provendo um banco de dados integrado, que pode ser utilizado pelos diferentes sistemas de informação da instituição;

Monitoria (Cadastro do Plano de Monitoria) – Fornece aos professores a interface para o cadastramento dos planos de monitoria, no período destinado à atividade;

SIE (Sistema de Informações para o Ensino) – Geração de consultas e disponibilização através do sistema acadêmico, atendendo às demandas específicas da UFPR e fornecendo autonomia aos usuários que antes dependiam da intervenção do CCE para obtenção dos conjuntos de dados.

©2018 - Centro de Computação Eletrônica – UFPR